"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Caponata de Berinjela e uma importante decisão...




Há momentos na vida em que não adianta se enganar... é preciso tomar uma decisão... e em questão de alimentação , não tem jeito, o que comemos e não gastamos , será estocado. Comer é uma das melhores coisas da vida, e sou contra qualquer tipo de radicalismo... já é mais do que comprovado que todo mundo que corta radicalmente um grupo alimentar, acaba descompensando mais tarde.... por isso, pensando não só em calorias, mas sim em qualidade alimentar, no dia a dia vou postar umas receitinhas mais saudáveis também, mas nem por isso menos saborosas...
Existem muitas variações dessa receita, mas me baseei na versão da Simone Scharamm, do blog Festas e etc, e adorei a mistura de sabores e cores... perfeito como antepasto para acompanhar torradas ou pães ou como acompanhamento , eu como sempre geladinho, acho que fica mais gostoso.... Vamos lá ao que interessa:


Caponata de berinjela da Simone Scharamm:



Ingredientes:

- 2 berinjelas lavadas e picadas com casca;- ( Eu usei 3 pequenas)


- 1 pimentão amarelo e 1 vermelho picados- ( usei 1 amarelo)

- pimenta dedo-de-moça à gosto (tire as sementinhas) cortada fininha- (Não usei pq não tinha...rs)

- 2 cebolas médias picadas-( Usei Cebola Roxa e ficou muito saborosa.)

-100g de passas pretas ou brancas;

-50g de alcaparras;

-azeitonas verdes ou pretas(sem caroço);

-sal;

-azeite extra-virgem;


E os temperos:


Um pouco de alecrim, orégano e pimenta calabresa



Modo de Fazer:


Num tabuleiro, pique todos os ingredientes e adicione os temperos. Mexa bem para ficar bem temperadinho. Regue com azeite e leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos. Abra o forno, dê uma envolvida nos ingredientes com uma colher grande e deixe mais uns 10 minutos.



Para finalizar, retire do forno e regue generosamente com o azeite extra-virgem. Eu também acrescento coentro picadinho ao retirar do forno...( Acrescentei apenas um pouco mais de azeite extra-virgem )





3 comentários:

  1. Concordo com você, comer é uma das melhores coisas da vida.
    Gostei da opção das berinjelas.Gostosa e saudável.
    Bj ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cíntia,

    Adoro caponata, aliás, adoro tudo que tem berinjela, rsrs. A sua ficou bem apetitosa, a foto dela no ramequim me atiçou as papilas, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida,
    Eu adoro mesmo essa caponata! Aqui em casa faz o maior sucesso! A sua ficou com uma linda apresentação, como sempre! obrigada por me citar no post! Você é um doce!
    Ah, sobre as comidas baianas, se nunca experimentou eu sugiro que vá devagar...rs...experimente primeiro o bobó de camarão, que é o que mais agrada à maioria das pessoas.Eu aprendi a fazer esse bobó com o Claude Troigros, é um bobó baiano, com jeitinho francês!rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir