"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Muffins com gotas de chocolate e doughnut....
Nem sempre consigo encontrar os ingredientes exatos para determinadas receitas, mas acho que isso não deve ser um empecilho para se fazer uma receita. ( a menos que seja quesito indispensável e insubstituível)
Quando vi esses muffins no blog Technicolor kitchen da Patrícia, fiquei com água na boca... mas como não tinha mirtilos substitui por gotas de chocolate e em vez de chocolate granulado na cobertura usei açúcar demerara e ficou delicioso também.
Muffins de gotas de chocolate com cobertura de doughnut
- xícara medidora de 240ml
Muffins:
1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (180ml) de buttermilk*
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 89g - de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de gotas de chocolate
Cobertura de doughnut:
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida
Pré-aqueça o forno a 190°C; unte com manteiga e enfarinhe uma forma para muffins com 12 cavidades.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Em uma tigela média, misture bem com um garfo ou fuê o buttermilk, a manteiga, os ovos, as raspas de limão e a baunilha. Junte esta mistura aos ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture em excesso nem bata a massa ou os seus muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa e homogênea como massa de bolo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture levemente as gotas à massa. Eu costumo jogar um pouquinho de farinha para envolver as gotas antes de adicionar à massa.
Divida a massa entre as cavidades da forma preparada enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Asse até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então os desenforme com jeitinho, transferindo-os para a gradinha.
Prepare a cobertura: em uma tigelinha, misture bem o açúcar e a canela. Com os muffins ainda mornos mergulhe o topo de cada um deles na manteiga derretida e em seguida no açúcar com canela. Volte os muffins para a gradinha.
Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.
* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend.: 12 unidades –
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Cíntia,
ResponderExcluirQue bolinhos mais fofinhos!Adorei a ideia da cobertura com açúcar e canela! Hummm! Parece que estou sentindo o cheirinho!rs!
E que couve-flor é essa? Vou já para a cozinha!rs!Beijocas!
Olá Si!!!O perfume da canela fica em toda cozinha... uma delícia!!!
ResponderExcluirO Cíntia! Tudo bem Querida?
ResponderExcluirEstou sumida esses dias...semanas de prova, muito trabalho...ufa! Mas enfim, queria dizer que achei linda a mesa do Open House, tudo feito com tanto capricho...uma graça mesmo!
E esses muffins, fiquei super curiosa pela textura.
Beijos e boa semana!
Oi, Cíntia,
ResponderExcluirOs seus muffins ficaram lindos! Eu fiz uma vez os doughnut muffins e os achei bem saborosos.
Um beijo e boa tarde!