"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Muffins com gotas de chocolate e doughnut....




Nem sempre consigo encontrar os ingredientes exatos para determinadas receitas, mas acho que isso não deve ser um empecilho para se fazer uma receita. ( a menos que seja quesito indispensável e insubstituível)
Quando vi esses muffins no blog Technicolor kitchen da Patrícia, fiquei com água na boca... mas como não tinha mirtilos substitui por gotas de chocolate e em vez de chocolate granulado na cobertura usei açúcar demerara e ficou delicioso também.


Muffins de gotas de chocolate com cobertura de doughnut



- xícara medidora de 240ml


Muffins:

1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 255g - de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (180ml) de buttermilk*
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 89g - de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de gotas de chocolate

Cobertura de doughnut:

½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida

Pré-aqueça o forno a 190°C; unte com manteiga e enfarinhe uma forma para muffins com 12 cavidades.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Em uma tigela média, misture bem com um garfo ou fuê o buttermilk, a manteiga, os ovos, as raspas de limão e a baunilha. Junte esta mistura aos ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture em excesso nem bata a massa ou os seus muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa e homogênea como massa de bolo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture levemente as gotas à massa. Eu costumo jogar um pouquinho de farinha para envolver as gotas antes de adicionar à massa.
Divida a massa entre as cavidades da forma preparada enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Asse até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então os desenforme com jeitinho, transferindo-os para a gradinha.

Prepare a cobertura: em uma tigelinha, misture bem o açúcar e a canela. Com os muffins ainda mornos mergulhe o topo de cada um deles na manteiga derretida e em seguida no açúcar com canela. Volte os muffins para a gradinha.

Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

* para fazer buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita


Rend.: 12 unidades –




4 comentários:

  1. Oi, Cíntia,
    Que bolinhos mais fofinhos!Adorei a ideia da cobertura com açúcar e canela! Hummm! Parece que estou sentindo o cheirinho!rs!
    E que couve-flor é essa? Vou já para a cozinha!rs!Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Si!!!O perfume da canela fica em toda cozinha... uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  3. O Cíntia! Tudo bem Querida?

    Estou sumida esses dias...semanas de prova, muito trabalho...ufa! Mas enfim, queria dizer que achei linda a mesa do Open House, tudo feito com tanto capricho...uma graça mesmo!

    E esses muffins, fiquei super curiosa pela textura.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cíntia,

    Os seus muffins ficaram lindos! Eu fiz uma vez os doughnut muffins e os achei bem saborosos.

    Um beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir