"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 15 de julho de 2012

Bolo Merengue de morango para o aniversário da Simone...



      Existem sabores que participaram de alguma forma de nossa história e acabam fazendo parte da nossa memória afetiva... Eu lembro até hoje do sabor do pão caseiro que minha avó fazia, e das coxinhas de frango e bolo gelado  que minha mãe fazia em todos os aniversários da infância... 
      Nessa última semana recebemos a visita da prima do meu marido, a Simone, que faz aniversário amanhã, e para comemorar, fiz um bolo inspirado  sabor preferido de bolo da  infância dela ...


Bolo Merengue de morangos-
rendimento : um bolo de 22 cm ( mas daria tranquilamente para fazer um de 25 cm)

Pão de ló:
Usei essa receita e realmente o resultado foi muito bom, um bolo levinho e fofo.
Acrescentei 1 colher de chá de emulsificante à massa, pois não queria correr o risco  de dar errado, mas acho que nem precisava.

Ingredientes:
4 claras em neve
4 gemas de ovo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de água fervente

Preparo:
Na tigela menor da batedeira bata as claras em neve. Reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois reduza para médio. Desenforme morno. Em seguida corte a massa em 3 camadas  e reserve.

Calda:
Usei essa opção de calda da Akemi, do blog "O pecado da Gula" e ficou bem suave... perfeita para um bolo de frutas)
1/2 xícara de açúcar mais 1½ xícara de água. Leve ao fogo até ferver e o açúcar se dissolver. Deixe esfriar, meça 150ml e adicione 3 colheres de sopa de licor Cointreau.  Coloquei a calda num pulverizador e umidifiquei todas as camadas do bolo com ela, usei a calda toda.

Para recheio e cobertura:

2 caixas de morangos lavados. (usei uma para recheio e outra para cobertura)

Chantilly para recheio e cobertura:

ingredientes:
600 mls de creme de leite fresco
5 colheres de açúcar

Preparo: 
Antes de tudo coloque o creme de leite fresco no congelador( coloquei por uns 20 minutos) e bati na batedeira até quase dar o ponto , acrescentei o açúcar e bati até o ponto de chantilly firme.

Suspiros:
Pode comprar prontos, mas se quiser pode fazer em casa , como eu :
ingredientes:
2 claras 
125 g açúcar refinado
gotas de essência de baunilha
1 pitada de cremor tártaro

Preparo:
Bata as claras em neve, adicione o açúcar e em seguida a essência e o cremor tártaro. Coloque a mistura em um saco de confeitar com bico perlê de 1 cm e faça pequenas gotinhas sobre um silpat ou papel manteiga,em cima do fundo de uma forma virada para baixo.Leve ao forno mínimo( o que no meu é 180ºC)
com uma colher de pau na porta , deixando-a entreaberta e espere secar, mas sem dourar. No meu caso isso levou uns 40 minutos, vá olhando a cada 10 minutos e prove um, para não passar do ponto.

Montagem:
Pode ser usado um aro, mas eu não usei para dar um ar mais rústico.
Coloque a primeira camada do bolo (que era o topo do bolo assado, virado para baixo)
Molhe bem com a calda , utilizando um pulverizador.
espalhe uma parte do creme e por cima , os morangos picados e alguns suspiros.
Coloque a parte do meio do pão de ló.
pulverize mais calda e repita o processo.
a última camada eu pulverizei antes de colocar sobre o creme e um pouco mais por cima.
Cobri com o creme restante, arrumei os morangos e na hora de servir acrescentei mais uns suspiros em cima e ao lado nos recheios.
Pode ser montado um dia antes, ou  no mesmo dia ( tipo de manhã para tarde) .
Bon Appétit!!!



13 comentários:

  1. Querida Cíntia, você foi realmente muito gentil em preparar este lindo bolo para a Simone. Tenho certeza de que ela ficou muito feliz! Parabéns. Sabe, ao ler sua postagem fiquei com água na boca não só por esse belo bolo mas também em pensar no pão caseiro da sua vovó e nas coxinhas de frango da sua mãe. Ahhh devia ser tudo muito delicioso! Grande beijo e boa semana! Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!!!Obrigada pela visita, vc é muito querida!!!bjinhos e boa semana!!!

      Excluir
  2. que bolo maravilhoso para a prima do seu marido!!!

    tb guardo em minha memoria receitas feitas pela mama e vovó!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!!realmente essas receitas de família são as que mais marcam a gente né? são um conforto...bjinhos !!!

      Excluir
  3. oi Cintia, vi seu comentário no blog da Katia, sobre minhas fotos ...
    Obrigada pela atenção! Foi bom que vim conhecer seu blog também, cheio de delícias! Eu também tenho um blog de comidinhas, meu prazer! Vou sempre passar por aqui. Bjos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa...admiro muito seu trabalho e o ser humano incrível que vc é... o sentimento passa através das suas fotos... lindas demais... e amei seu blog!!!bom demais!!!já estou seguindo... bjinhos!!!

      Excluir
  4. Oi, Cíntia,
    Que maravilha de bolo a Simone ganhou! Você tem mãos de fada mesmo!
    Ah, também adorei o seu canteiro de lavandas!Lindo!!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Que coisa linda! Tá de dar água na boca! Cozinhar para a família é muito bom, né? Eu adoro! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam!!!Eu amo cozinhar para as pessoas queridas!!!é uma forma de compartilhar afeto...e fico muito feliz por isso....bjinhos e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  6. Cíntia,

    Este bolo é um clássico, fica delicioso e requintado. O pão de ló também é um dos meus preferidos, perfeito para bolos recheados. Parabéns à Simone e a você pelo belo trabalho!

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly!! um clássico nunca perde o charme né?
      Boa semana p/ vc também, força aí...
      bjinhos!!!

      Excluir