Casquinha de caramelo crocante, sobre um creme abaunilhado e aveludado que desmancha na boca....eis a descrição dessa irresistível e clássica sobremesa da culinária francesa... tem como resistir?
Já fiz diversas receitas de "Crème Brûlée"( pois é minha sobremesa favorita) e na busca pela receita perfeita, depois de vários acertos e erros,comecei a executá-las e acertar, devido a alguns fatores, não sou especialista nem digo que é a maneira certa, mas só relato a minha experiência:
-Passei a fazer só receitas com creme de leite fresco, sem leite, a consistência e sabor são infinitamente melhores, sem comparação.
-Não misturo as gemas batidas ao creme de leite fervendo. Espero ele esfriar, para depois adicioná-las e assim , sempre dá certo, não forma grumos, nem desanda... Pois acho que talvez para realizar isso com perfeição seja preciso um pouco mais de técnica, e antes sempre ficavam uns gruminhos que tinha que peneirar e tal...e agora após misturar frio, sempre consigo "aquela" consistência cremosa perfeita.
Crème Brûlée
baseado na receita do Blog "Com uma pitada de açúcar" da Estefânia.
As obs. foram feitas por mim.
Tempo de Preparo: 30 Minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 4 horas
Rendimento: 6 porções pequenas, no caso rendeu 4 ramekins de coração em tamanho médio.
Ingredientes
2 xícaras de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
1 e 1/2 colher (chá) de contreau (Opcional)
1/4 xícara de açúcar
6 gemas
Para caramelizar
6 colheres (chá) de açúcar cristal
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 165 graus.(Obs: Coloquei a 180 graus pois era o mínimo). Em uma panela coloque o creme de leite e o contreau. Abra a fava de baunilha e coloque as sementes e a fava na panela junto com o creme. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura.(Obs: Olha que lindas as sementinhas de baunilha, a casa fica toda perfumada)
2. Em uma tigela de vidro, bata ligeiramente as gemas com o açúcar. Quando o creme de leite levantar fervura, vá adicionando lentamente as gemas, mexendo sempre (com um fouet). Essa etapa é bem importante, você deve acrescente o creme de leite bem lentamente e mexer constantemente para as gemas não cozinharem. Passe a mistura por uma peneira e divida-a entre os recipientes que for levar ao forno. Aqui eu usei ramekins, mas você também pode fazer em uma forma maior.
Obs: Eu só misturo as gemas batidas quando o creme de leite esfria e nunca tive problemas, acho que não altera a preparação e a consistência fica ótima.
(obs: Deixei um pouco mais , em torno de 40 minutos, pois os ramekins eram maiores.)
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Essa é uma boa sobremesa para fazer com 1 dia de antecedência, pois ela fica com uma consistência perfeita.
4. Poucos instantes antes de servir, salpique cada ramekin com 1 colher (chá) de açúcar e caramelize com a ajuda de um maçarico. Deixe esfriar por 1 minuto, sirva imediatamente.
Pena que as minhas favas acabaram , deu uma vontade! E esse ramekin LINDO!
ResponderExcluirQue pena...rsrs são lindos né? eu adoro esses, quase tive um treco quando vi no site...bjinhos!!!
ExcluirOi, Cíntia,
ResponderExcluirCreme Brulée é uma delícia! Misturar as gemas ao leite frio é mesmo mais seguro! Mas sabe que eu me dei conta agora que sempre o coloco fervente e tenho conseguido que ele não forme grumos? sortuda né? rsrs. O seu deve ter ficado maravilhoso a foto diz tudo! rsrs.
Vou querer saber depois se a Simone conseguiu apreender os 'segredos' do filme, rsrs.
Beijoca, boa noite e boa semana!
Olá Marly, eu não consigo misturar as gemas ao creme fervendo com 100 % de acerto, então , fiquei medrosa e só misturo frio...rsrs gato escaldado...rsrs bjinhos
ExcluirOi amiga
ResponderExcluirQue ótimas dicas essas, pois se tem um docinho que me atrapalho na preparação é esse tal de creme brulée!
Pelo visto deu tudo certinho, porque tá show!
Bjo,
Boa Noite pra voce!
Olá Rê...eu acho ele meio chatinho nesses detalhes, mas como eu disse agora fazendo do meu jeito deu sempre certo... bjinhos!
ExcluirBoa tarde amore
ResponderExcluirliberei post da minha nova parceria
e nós vamos fazer um sorteio tbm
venha conhecer a loja e
alguns dos modelos ok
fico feliz com sua participação
ótima semana
bjinhosઇઉ
www.coisasdeladdy.com
participe tbm do sorteio By geo
dia 30 dou o resultado
e vc pode escolher entre 3 brincos
http://www.coisasdeladdy.com/2012/02/sorteio-by-geo.html
Vc acredita que eu nunca fiz!!!
ResponderExcluirTenho que comprar estes ramekins logo!!!
Este docinho é tudo de bom!!!
Bjs...
Olá Manu , compra os ramekis e faz que vc não irá se arrepender....bjinhos!!!
ExcluirCítia, vim conhecer a tua cozinha...
ResponderExcluire que receita deliciosa! Semana passada também postei uma versão desta maravilhosa receita francesa! Amei o seu blog e vou visitar mais vezes! bjs.
Olá Milena!!obrigada pela visita!!seja bem vinda!!!bjinhos!!!
ExcluirOi, Cíntia,
ResponderExcluirLindos mesmo esses ramequins! Tô de olho!rsrs!
Não me aventuro a fazer o creme brulee, sem ter o maçarico!rs! Mas, adoro!
Beijos!
Amo crème brûlée... preciso comprar um maçarico :(
ResponderExcluirbjs
Marina
Compra nem que for o de artesanato q é baratinho... valhe a pena, uso muito o meu...rs
ExcluirAmei a receita e suas dicas, primeira vez que tentarei fazer. Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.
ResponderExcluirOlá Giovanna!!!Se fizer, me conta como ficou!!!Eu sempre faço essa receita com algumas alterações e sabores( doce de leite, pistache, lavanda) e ficaram ótimas!!!bjinhoss!!!
ExcluirAh se for no Le vin me conta, deve ser maravilhoso!!!