"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bolo de Banana Caramelada e minha vida cigana...


             Gente, que chuva é essa?? Está chovendo há dias sem dar trégoas... E estou torcendo para que pare logo pois semana que vem eu mudo de casa... como assim? Pois é, estamos de mudança de novo...
 eu , marido e marmota... Já falei que é melhor comprarmos uma tenda e aprendermos a ler mãos... já vou para terceira casa com um ano e meio de casados... Mas o importante é ser feliz, né?
              E num dia desses acordei com a vontade louca de uma torta de banana caramelada, como antigamente...
 ( detalhe: Eu não como banana, e óbvio que não tinha em casa...rsrsrs Sai cedinho num feriado pra comprar...rsrsrs)
E naquele mesmo dia a tarde, ainda morno, acompanhado de um chá quentinho, não podia ter sido melhor...

Bolo de Banana Caramelada
receita adaptada do livro: Receitas carinhosas - cook lovers
(Rende um bolo pequeno para forma de coração, se quiser uma forma média, dobre a receita.)

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar(170 g)
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce ( 2g)
- 3 bananas nanicas  cortadas em fatias no sentido do comprimento (270g)
- 2 ovos médios
- 1/3 xícara ( chá) de leite ( 67 mls)
- 1/4 tablete de manteiga em temperatura ambiente ( 50g)
-3/4 de xícara de chá de farinha de trigo ( 75 g)
-1/2 colher de sopa de fermento em pó (11 g)
eu pus ainda 1 colher de chá de canela em pó na massa.

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta o açúcar e junte 1/3 de xícara de chá de água quente e as sementes de erva doce. Deixe ferver até dissolver todo o açúcar e formar uma calda fina. Coloque essa calda na forma e  espalhe as bananas. Reserve.
Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a canela,a manteiga, a farinha e o fermento. Despeje essa mistura sobre as bananas e leve ao forno  200 º C por cerca de 30 minutos. Deixe amornar, desenforme com as babanas viradas para cima e sirva.

Bon Appétit!!!



13 comentários:

  1. Que delícia! amoo tudo que tem bananas esse seu deve ter ficado ótimo!! amei beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cíntia, adorei o blog, adoro bananas e esse bolo está muito apetitoso.


    Te seguindo e voltarei para pegar receitas saborosas como esta.

    Neide Medeiros
    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hummmm adorei flor ...esse bolo esta divino parabens ....mega sexta feira fria né kkkkk bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cíntia,
    Que delícia! adoro bolo de banana! Em forma de coração, então, me apaixonei!rs!
    Eu que já mudei de casa 5 vezes me achava cigana, hein? Perdi pra você!rsrs!Beijos! Boa sorte no novo lar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina, espero que demos um tempo agora nessa nova casa...rsrsrs bjinhos!!!!

      Excluir
  5. Olá Cintia,
    Adorei o blog ,adoro receitinhas e mimos para servir... já estou te seguindo para curtir as novidades...Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Aline!!!seja bem vinda ao blog!!!Bjinhos e bom fim de semana...

      Excluir
  6. Oi, Cíntia,

    Desculpe o atraso, é que estou enfrentando situações
    desafiadoras nesses últimos dias! O bolo ficou super mimoso,
    e deve também ter ficado delicioso! Pois é, o importante é ser
    feliz e eu desejo que vocês sejam muito felizes na casa nova!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Sou super fã de bolo de banana caramelada!
    E nem me fale em vida de cigano!
    Já me mudei 4 vezes em 2 anos!!!Não aguento mais embalar as coisas!
    Espero ficar muitos anos nesta casa que estou!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Haaaa, felicidades na casa nova!!!!E bem vinda ao club das mudanças!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir