"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 25 de novembro de 2012

Brigadeiros Gourmet - Novos sabores, para presentear ou fazer uma renda extra...


         Acho muito bacana presentear com algo que a própria pessoa tenha feito, mas como não sei fazer artesanato,  eu tento agradar pelo paladar. E quase  todo mundo gosta de ganhar um mimo feito à mão. 
        Brigadeiros gourmet são uma excelente opção para presentear. Algumas pessoas me escreveram  contando que estão fazendo para reforçar o orçamento doméstico, o que é muito digno também. Independente de qualquer coisa, o importante é sempre trabalhar com matérias-primas de qualidade. Sempre uso o melhor leite condensado, a melhor manteiga  e melhor chocolate a que tiver acesso,  faço os brigadeiros no dia anterior, conservo-os na geladeira e procuro enrolar sempre no dia de servir. Se alguém quiser saber  mais sobre marcas e onde comprei os produtos, é só mandar um e-mail .
          Para às pessoas que desejam trabalhar profissionalmente com brigadeiros ou qualquer outro produto culinário, recomendo além dos cursos específicos, fazer um curso de manipulação de alimentos , que normalmente é fornecido pelo SESC ou órgãos que oferecem cursos para setores comerciais. Pois como já estagiei em vigilância sanitária, sei o quanto é importante a conservação correta de matérias primas, sua utilização e manipulação, além dos prazos de validade... afinal, contaminação alimentar é uma coisa muito séria.  Além disso, o SEBRAE oferece consultoria para empreendedores, pois hoje em dia há muitas facilidades para se tornar um empreendedor individual, conseguindo assim, vantagens comerciais com fornecedores e clientes ao sair da informalidade.
          Mas vamos ao que interessa: 


BRIGADEIROS GOURMET




CHOCOLATE AO LEITE

 Ingredientes:
 1 lt leite condensado 
100mls creme de leite UHT ( se usar o profissional, mais grosso, 3 colheres são suficientes)
1 colher chocolate em pó ( usei o da callebaut)
100 g chocolate ao leite ralado
1 colher de manteiga
raspas de chocolate ou confeitos split ( usei  o split 9M da Callebaut)

Modo de fazer:
Levar todos os ingredientes ao fogo, numa panela antiaderente de fundo grosso.Mexer o tempo todo com uma espátula de silicone até desgrudar  da panela, deixando mais dois minutos , cuidando para não grudar.
Despeje numa louça ou travessa de vidro untados com manteiga. Espere amornar e leve a geladeira, ou deixe esfriar completamente até enrolar. Para enrolar unte as mãos com água gelada , passe sobre o confeito  e arrume  nas forminhas sobre os tapetinhos de acetato.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

Ingredientes:

 1 lt leite condensado 
100mls creme de leite UHT ( se usar o profissional, mais grosso, 3 colheres são suficientes)
1 colher chocolate em pó ( usei o da callebaut)
100 g chocolate meio amargo 60 % ou mais se preferir.
1 colher de manteiga
raspas de chocolate ou confeitos Split ( Usei o split meio amargo 9D da Callebaut)

Modo de fazer:
Levar todos os ingredientes ao fogo, numa panela antiaderente de fundo grosso.Mexer o tempo todo com uma espátula de silicone até desgrudar  da panela, deixando mais dois minutos , cuidando para não grudar.
Despeje numa louça ou travessa de vidro untados com manteiga. Espere amornar e leve a geladeira, ou deixe esfriar completamente até enrolar. Para enrolar unte as mãos com água gelada ,passe nos confeitos ou raspas e arrume  nas forminhas sobre os tapetinhos plásticos.


PISTACHE

 












Essa receita já apareceu por aqui, só mudou a apresentação, em vez de pistache moído, usei pistache laminado na decoração:

Ingredientes:
1lt leite condensado
50 g pistache moído
1 colher de manteiga sem sal
50 g pistache moído ou laminado para enrolar os docinhos .

Modo de fazer:
leve os primeiros 3 ingredientes ao fogo baixo até dar o ponto. espere esfriar e passe as bolinhas no restante do pistache moído ou laminado, arrume nas forminhas.

LIMÃO SICILIANO- receita da Maria Brigadeiro


         
   Ingredientes:
1lt leite condensado
1colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) raspas de chocolate branco
raspas de 2 limões sicilianos
200 g raspas de chocolate branco para decorar.

   Modo de fazer: 
Leve ao fogo o leite condensao,a manteiga e mexa por 10 minutos. Acrescente as 2 colheres de raspas de chocolate branco e mexa por mais 8 minutos até dar o ponto de desgrudar bem da panela.
Apague o fogo e acrescente as raspas.Transfira para um recipiente de louça ou vidro untado com manteiga
Faça bolinhas de 3 cm e envolva no chocolate branco. Arrume nas forminhas.

  Embalagens:  Para uso comercial , valhe a pena investir em embalagens personalizadas, mas para presentear, sempre tenho em casa essas embalagens plásticas, e também há aquelas marmitinhas que são muito charmosas, e não esqueça de caprichar na apresentação:
  

 
E a melhor recompensa: saber que o objetivo foi cumprido! :-)

 

16 comentários:

  1. DELÍCIA!!!
    FICOU LINDO, EU TB NÃO SEI FAZER ARTESANATO E TB TENTO AGRADAR PELO PALADAR!!!
    MUITO CAPRICHADO!!!

    BJS...UMA ÓTIMA SEMANA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, amore! Eu também sou da opinião que presentes feitos artesanalmente são especiais! Os brigadeiros ficaram com uma apresentação linda de morrer!!! Aqui não existe a marca Callebaut...eu gostaria de saber onde comprar!!! O SENAC também oferece este curso! Eu não sabia do SESC. Até vou me informar!!! Um beijo e um queijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana , aqui na minha cidade também não. Eu pedi pela internet, na Loja Santo Antônio, eles tem loja virtual e entregaram direitinho!!!E o que gosto é que eles tem porções menores dos produtos.

    ResponderExcluir
  4. Lindos Cíntia!
    Devem ter ficado uma verdadeira delícia! Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Também eu não sei fazer artesanato e quando quero dar um presente feito por mim vou pras panelas.
    Seus brigadeiros ficaram com uma cara linda e só de olhar deu vontade de experimentar.
    Gostei do capricho na embalagem ficou um mimo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tão lindos estes brigadeiros. Apetece provar um de cada. É realmente um presente delicioso.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Quanta dica legal, Cíntia! Os brigadeiros ficaram maravilhosos, e eu concordo plenamente com vc, quem não gosta de ser presenteado com algo artesanal? Nota 10!
    Espero que você já esteja totalmente recuperada :o)
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Eu NUNCA consegui dar ponto num brigadeiro..
    Sempre fica molinho, nunca fiz pra enrolar...
    Queria tantooo!

    vou tentar esse.!


    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  11. Olá Cíntia,

    Menina... covardia este post... morri quatro vezes...
    Brigadeiro é minha paixão, gourmet ainda? Fala sério. Já experimentei dos outros sabores, mas esse de limão siciliano deve ser dos deuses! Adoro limão siciliano!!! Ui... tô salivando de novo ahahahahh : )
    Uma semana doce para você flôr.
    Beijos
    Alecrim

    ResponderExcluir
  12. Querida Cíntia, que postagem espetacular! As dicas que você deu no início sobre a importância das marcas para melhor qualidade do brigadeiro (ou qualquer prato); os cursos para manipulação dos alimentos e sobretudo para presentear com elegância e ternura. Gostaria muito de ganhar uma caixinha dessas! Além disso, as tantas receitas escritas de forma tão bem explicada e simples. Post nota 10! Aproveito para agradecer por seu carinhoso comentário pela passagem do meu aniversário! Seu comentário me deixou muito feliz! Um grande beijo, Paula

    ResponderExcluir
  13. Olá achei lindo seu blog!!! Eu fiz e usei todos os ingredientes de boa qualidade,aqui em Belo Horizonte consegui achar o chocolate belga,ele é muito difícil de achar. A minha dúvida é em relação a que tamanho vender. Eu comprei forminhas de tamanho 3 mas ai não sei muito sobre como vender, qual o melhor valor já que não moro em lugar chique. Enfim muitas dúvidas. Tenho até as embalagens para fazer quites de presentes se alguém no face quiser encomendar sabe. Obrigada por tudo! Um abraço Luana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Lulu! os b rigadeiros gourmet tradicionais são de 30 gramas! mas os tamanhos de 20 gramas já são suficientes no caso se forem para festas por exemplo! tem que cobrar de acordo com seu público, some o custo, veja quanto tempo gasta pra fazer ,e calcule seu lucro tb! Algumas doceiras fazerm o custo x 3 , mas é bom se puder calcular !

      Excluir
  14. Quero fazer na minha cidade. Qual valor para produção incluindo a embalagem?

    ResponderExcluir