"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Meus Primeiros Macarons..


                  Macarons são temperamentais, é o que todo mundo diz,  e vários fatores influenciam o resultado, desde a umidade relativa do ar até a temperatura do forno. Claro que os" primeiros macarons" do título referem-se aos primeiros que deram certo, não ficaram perfeitos, mas pelo menos não racharam. Nas duas outras tentativas, segui os passos recomendados pela maioria dos tutoriais como  usar a farinha de amêndoas bem fina e peneirada, claras de ovos separadas por pelo menos 2 dias na geladeira, deixar pelo menos 30 minutos de repouso antes de levar ao forno,  e usar duas formas juntas na hora de assar...porém a temperatura do forno comum, mesmo no mínimo, fazia com que rachassem( Para minha frustração...rsrsrs)
Nessa tentativa, coloquei uma colher de pau na porta, deixando-a entreaberta, e só deu certo logo no início que acendi o forno, e em cima do silpat. Na fornada seguinte usei papel manteiga e racharam. Os macarons que não derem certo podem ser consumidos da mesma forma...são gostosos do mesmo jeito...rs
Acompanhei esse  tutorial feito pela queridíssima Estefânia do blog "Com uma pitada de açúcar",que está muito bem explicado e detalhado. 

 Macarons
Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de descanso: 30 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 15 a 16 minutos
Rendimento: 40 macarons (recheados com aproximadamente 3 cm de diâmetro)
 

Ingredientes

200g de farinha de amêndoas bem fina
200g de açúcar de confeiteiro
75ml de água
200g de açúcar cristal
160g de claras de ovo (Separadas em duas porções de 80g)
Baunilha em pó a gosto ou 1 fava de baunilha-  não usei
Corante da cor desejada

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. -Eu peneirei antes também, tanto a farinha de amêndoas quanto o açúcar.

2. Coloque 80g das claras no bowl da batedeira e reserve.

3. Coloque o açúcar cristal e a água em uma panela bem pequena e misture bem. Leve ao fogo médio/baixo e não mexa. Coloque um termometro de calda na panela e quando atingir a temperatura de 110 graus, comece a bater as claras. Começando em velocidade baixa e aumentando gradualmente, mas deixe em velocidade média enquanto a calda ainda está no fogo. Quando a calda atingir 118 graus, aumente a velocidade da batedeira para o máximo e acrescente a calda em fio. Cuidado para não jogar no globo que está batendo para ela não espirrar em você. Deixe batendo em velocidade máxima até que esfrie completamente.

4. Enquanto isso, misture o restante das claras (sem bater) na mistura de amêndoas e açúcar de confeiteiro (tant pour tant). Misture até que fique bem homogêneo. Se for usar, nesse momento pode-se acrescentar o corante. Lembre-se que ao incorporar o merengue ele irá ficar mais claro, e ao levar ao fogo, ficará mais claro ainda, então se quiser uma cor forte use um pouco mais de corante. Reserve.

5. Quando o merengue estiver frio, você irá perceber que vai ter uma textura mais densa e brilhante. Desligue a batedeira e vamos para o processo de nome chique, vamos fazer o macaronage. Primeiro coloque 1/3 do merengue e misture vigorosamente até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e involva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido de preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma).
Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas.

Deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.


Recheio:
Ganache branco com pistache
Ingredientes:
1 barra de chocolate branco (180 g)
80 ml creme de leite fresco
1 colher (chá) de pasta de pistache .

Misturei os ingredientes em banho maria, esperei esfriar , coloquei no saco de confeiteiro e usando um bico perlê de 1 cm, recheei os macarons. Conservei-os na geladeira . O ideal é sempre retirar um pouco antes de servir.



13 comentários:

  1. Cíntia, querida,

    Parabéns pela vitória, os primeiro perfeitos ninguém esquece! Ficaram lindos demais e desejo que venham muitos outros igualmente maravilhosos!
    rsrs.

    Beijo e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Que lindos, Cíntia!!! Perfeitos! Qualquer dia desses vou tentar, aí pego as dicas com você!
    Beijocas!
    Ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  3. FICOU LINDO!!!! MAS ELES SÃO MUITO TEMPERAMENTAIS!!!!
    AINDA NÃO TENHO CORAGEM DE FAZÊ-LOS!!!!QUEM SABE UM DIA!!!!

    BJS...UM ÓTIMO FERIADO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cíntia! Ficaram perfeitos SIM!! Que lindos!! Parabéns! Imagino sua alegria ao ver essas belezinhas se formarem dentro do seu forno!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê!!!Obrigada!!!Estou acompanhando a sua "saga" dos macarons também, está muito bem feita!!!bjinhos!!!!

      Excluir
  5. Cíntia, seus macarrons estão um ARRASO! Parabéns mesmo! Já li sobre a dificuldade em fazê-los por isso ainda não tive coragem. De fato, o blog da Stefânia é um espetáculo. Lá só tem coisa boa e ela explica super bem como preparar tudo. Desta vez o show é duplo: seu e dela. Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  6. Que lindos, ainda não tive coragem de tentar...rsrsrs...
    Parabéns, os seus ficaram lindos!!
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  7. Para primeira vez ficaram lindos!! Perfeitos mesmo! Parabéns! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Cintia! Que arraso, minha amiga! Ficaram maravilhosos seus macarons! Estou orgulhosa de vc, viu? Parabéns. Qq. dia desses me arrisco, também. Por enquanto ainda não tive coragem. rsss. bj.

    ResponderExcluir
  9. Vc poderia me dizer como faco macarons pretos? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cor dos macarons é de corante em gel...pode usar da cor desejada e adicionar ao merengue na etapa 4

      Excluir
  10. Olá tudo bem? eu achei lindo demais,mais também quero ajuda eu já tentei várias vezes e não consegui, gostaria de saber se você pode me ajudar, o meu forno elétrico e tem dourador,ser s que é por causa disso que não dá certo? me ajude obrigada

    ResponderExcluir