"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cheesecake light e relatos de uma blogueira em dieta parte 2...



             Já passou uma semana de dieta, 1 quilinho já se foi ( E  ainda faltam outros...mas vamos lá... ) e estou tranquila... fazendo exercícios no meu cabideiro todos os dias, dei uma controlada na alimentação, mas sem radicalismos... Não deixo de comemorar datas ou provar alguma coisa quando alguém me pede para experimentar... Ah, tenho tantos acessórios novos para testar ( bicos, formas, silpat..)
               Nessa semana alguns alimentos me ajudaram muito a "segurar" a fome e a gula...entre eles está o mix de castanhas e nozes , Não sei se já contei, mas emagreci quase 10 kg antes de casar,  fui na nutricionista, e entre as recomendações de comer em intervalos menores de tempo, as castanhas vinham como aliadas para repor nutrientes e minerais antioxidantes... ela recomendava comer 7 unidades de  um mix  com diversos tipos, eu uso: castanha de caju, castanha do pará ( essa pode no máximo 3 unidades por dia, por causa do selênio), pistache, noz pecan ou chilena, amêndoas, e as vezes até inclui  macadâmias...
              Outro aliado que não vivo sem, é o chocolate meio amargo ( o máximo permitido era 30 gramas diárias), mas acabava comendo menos, pois ele é enjoativo para comer em grande quantidade, dois quadradinhos já satisfazem.... gosto muito de um que é 55% cacau  que vem com amêndoas , da Garoto... eu espero a hora do chocolate igual criança... contando os minutos... como todos os dias à noite,  e sem ele, confesso que não conseguiria ficar sem doce....
              Ah....agora, um alimento que não consegui comer mais de uma vez foi o tal do macarrão milagroso (Itokonnyaku) que emagreceu a Nigella ( que de macarrão não tem nada...) Ele até pode não tem calorias e deixar a gente estufado ( fiquei salivando até o dia seguinte acho que por isso...rsrsrs) Mas a consistência e sabor não são bons... eu não conseguiria comer todos os dias...  é caro ( Uma porção saiu R$ 7,50)  e ainda tem um na geladeira que  de vez em quando olho (e depois fecho a porta , correndo) mas não consegui  voltar a provar...rsrsrs
                 Mas a receita desse post é ótima, nem parece que é light ( meu marido comeu numa boa...se eu não dissesse, ele nem saberia.... ) A receita é de um blog que adoro , o " Studio da Lu", e vale a  pena para servir em pedaços cortados, como abaixo, ou com cortador, servido em mini porções , como na foto acima.

Cheesecake light

Ingredientes:
350g de ricota fresca
1 xíc e meia de chá de leite semi desnatado
1 xíc de chá de açucar light
2 ovos
3 col de sopa de margarina light
1 col de sobremesa de amido de milho
2 colheres de sobremesa de extrato natural de baunilha ( eu usei )
1 pacote de biscoito maisena
raspinhas de 1 limão
geleia light ou diet  do sabor que preferir- (Usei a de mirtilo da St. Dalfour, que é uma geleia francesa que usa somente o açúcar da fruta e suco de uva - para mim, é a melhor...)

Modo de Fazer:

1-Triture a bolacha maisena- Eu uso 2 sacos e um martelo  de carne, até virar pó- rápido e prático.
2-Em uma forma (20x25cm) misture a bolacha moída com a margarina light e forre o fundo da forma.
3-Leve ao forno preaquecido 200 º por 8 minutos (eu pus somente 5 minutos)
4-Bata no liquidificador a ricota, os ovos, o leite, o açúcar light, o amido, a baunilha e por último, após bater os outros , adicione as cascas de limão.
5-Coloque essa mistura sobre as bolachas na forma e leve ao forno por mais 25 minutos ou até a massa ficar firme ( a minha demorou 35 minutos, mas fique de olho para não queimar)
6- Após esfriar leve à geladeira e sirva com frutas frescas e geleia de sua preferência.




11 comentários:

  1. Meu pessoal aqui adora cheesecake! A aparência está ótima. Boa sorte e força na dieta , não é fácil eu sei , mas te desejo bastante força de vontade e disposição. Linda semana para você!

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Amei essa receita de cheesecake light. Com certeza vou experimentar. Ai, nem consegui experimentar o macarrão da Nigella. Comprei e não tive coragem de experimentar. Ficou na geladeira e venceu o prazo de validade. hahaha.
    bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, fui olhar o meu e está vencido, dei graças a deus e joguei no lixo, aliviada...rsrsrsbjinhos!!!

      Excluir
  3. ai Cintia nem me fale, ando triste com minha dieta! é tao dificil né,,,me perdi por aqui... mas ja estou correndo atras

    linda sua cheesecake
    um bj doce
    roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, Roberta... eu estou tentando dar uma controlada e incluir alimentos mais nutritivos... mas nada radical...bjinhos!!!

      Excluir
  4. Humm que delícia! esse ao contrário do Itokonnyaku, faz correr para a geladeira! hehe
    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cíntia,

    Acho que você tem razão em querer manter a linha, eu também tô entrando nessa, rsrs. O cheesecake ficou com aspecto super apetitoso, vou levar a receita, rsrs.

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cíntia,
    Não é fácil emagrecer com tantas coisas gostosas, não é mesmo?
    Nem tenho feito doces em casa, estou me controlando um pouco!rs!
    beijos!

    ResponderExcluir