Fim de semana chegando... aqui está uma chuvinha que promete amenizar o calor, que tal um risoto? Essa receita é perfeita como prato único, e como já vai carne, não há necessidade de acompanhamentos... e foi simplesmente o melhor risoto que já fiz ... É o sabor mais famoso da risoteria "Tutto Riso " em Porto Alegre...conhecida por servir os risotos em pomposas panelas "Le Creuset"...
Outra dica que deixo para vocês, foi sugestão de filme da minha amiga Rosane, o título em português é "Românticos Anônimos"(Les Emotifs Anonymes, 2010) e foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos... pensa em duas pessoas ( eu e meu marido) que gargalharam durante todo filme... isso mesmo, e é um daqueles filmes leves e despretensiosos, que fala sobre a dificuldade de relacionamento entre as pessoas, além da própria dificuldade em reconhecer o próprio valor. E se passa na França, ainda abordando assuntos culinários ( Parte da história se passa numa Fábrica de Chocolates).
C´est irrésistible!!!J´aimais beaucoup!!!
Segue uma pequena "amostra":
E agora vamos à receita:
Risoto Addio Fame
Filé - Nata - Alecrim - Cogumelos
Risoteria Tutto Riso
Receita postada no Blog "Delícias da Priscila"
Brodo de Galinha Caseiro
peito de frango
alho poró
salsão - talos a gosto (aipo) - ingrediente milagroso dos restaurantes famosos - dica: não coloque as folhas do salsão, que as folhas costumam azedar o caldo depois de frio, se for usar em outra receita
cebola
cenoura
3 a 5 micro bolinhas - grãozinhos de pimenta-do-reino
sal
+ aji-sal (glutamato monossodico - é um realçador de sabor - pode usar aquele Sazon Galinha sachê (verde), também é glutamato monossodico, cristalzinho saborizado caldo de galinha
Risoto Addio Fame (filé + cogumelos + alecrim + nata - 4 porções generosas)
Ingredientes:
manteiga
azeite
filé mignon
1 alho poró
1 cebola ralada ( a minha foi picadinha)
200 g cogumelos champignon - paris
pimenta-do-reino preta moida na hora -
alecrim
conhaque (flambar - 1 concha)
"nata" - 1 colherzona de nata ou creme de leite fresco
arroz arboreo ou carnaroli - 1 xícara cru (rende 4 porções generosas - cru, sem lavar, do jeito que saiu da embalagem a seco)
não é para emulsionar (tecnica tradicional nos risotos: engrossar e dar brilho na manteiga) - eles não finalizam com manteiga no final
queijo parmesão filetado peça - a gosto - para acertar o sal do risoto e para finalizar cobrindo gostoso no prato
azeite extra virgem (verdinho - com acidez inferior a 0,5%)
Modo de fazer:
01 - Começe pelo brodo, deixe cozinhar bem, com antecedencia. Começa com 4 litros de água, caldeirão de inox (tipo spagueteira mesmo), cozinhe 1 a 2 horas.
02 - Começe aqueçendo manteiga com azeite, em frigideira jumbo especial para risoto, grandona, teflonada, com lateral alta, facilita mexer e evaporação do risoto no fazendo.
03 - Refoga da Tutto Riso - A refoga da Tutto Riso é um purê de cebola, assim acerta em cheio o cliente que comer no restaurante deles.
04 - Sabor Rôsti (nesta é receita é apenas sabor de bife na frigideira mesmo) a tal cor Caramelo - Comece com a refoga especial alho poro com cebola e filé mignon ( em cubos ou tirinhas). Refogue sem pressa, para sujar com gostoso a frigideira com saborzinho do bife.
05 - Refogue os champgnons com alecrim, moa pimenta-do-reino preta fresquinha em cima.
06 - Flambe com 1 concha de conhaque até o fogo apagar sozinho.
07 - O Adi Fame da Tutto Riso é especial feito com 1 colherzona cheia de Nata (comum no sul do Brasil),
A Priscila usou creme de leite UHT grosso com fermento em pó para bolo (1 pitada) para não talhar no fazendo...
08 - Coloque o arroz arboreo cru, sem lavar, do jeito que tirou do pacote. Começe o cozimento, mexendo o tempo todo. colocando conchas de brodo de dez enquando até terminar o cozimento.
10 - Cozinhou quase 30 minutos, levou o meu fazendo, a Tutto Riso nao finaliza com manteiga (emulsionando), eles servem direito. Experimente, tem sal no Brodo caseiro, se tiver faltando sal ao seu gosto, coloque um pouco de queijo parmesão filetado e mexa que ele derrete no calor. Mantenha um caldo, não é para secar é úmido. O meu estava bom, só ganhou parmesão no prato. No prato polvilhe + parmesão filetado a gosto.
Bon Appétit!!!
Amo risoto principalmente de abobrinha( se você ainda não fez experimenta é uma delícia), esses dias resolvi fazer de funghi secchi , foi a maior comédia , porque eu não gosto de nenhum tipo de cogumelo . Então já viu né fui fazendo o estômago embrulhando e no fim quase não comi(detestei) , já o maridão adorou. No fim das contas eu saí com a pérola " ai amor ,de agora em diante fungos para mim só no banheiro quando tiver muita umidade", virei piada: além de pobre que prefere ovo frito à comida chique ,fiquei com fama de faxineira ruim! Mas voltando a receita que é o que interessa eu imagino que deva ter ficado delicioso , eu só colocaria o chanpignon no cantinho do prato igual criança mimada!O bom do chanpignon é que ele não domina o sabor do prato e eu acabo usando porque o meu marido simplesmente adora então eu faço a vontade dele , né .Adorei a receita quem sabe eu não uso um pouco do alho porró da minha horta. Beijos e um ótimo fim de semana!
ResponderExcluirHahaha... dei muita risada!!!É duro comer quando a gente não gosta né?? Mas faz sem o champignon ou com eles inteiros para separar no prato que fica bom igual... horta em casa é tudo de bom né??bjinhos e bom fim de semana!!!!
ResponderExcluirCíntia, risoto interessantíssimo! Nunca tinha visto uam receita assim e estou admirada. A carne, alecrim, cogumelos... Todso os ingredientes todos são saborosos. A textura dele e a cor ficam muito atraentes - e o curioso é que não é emulsionado. Quero fazer! Um bom fim de semana! Beijo, Paula
ResponderExcluirOlá Paula!!!Se fizer me conta!!!
Excluirbjinhos
Minha querida, vou correndo procurar esse filme, me deixou curiosa...rsss...adoro o cinema francês!
ResponderExcluirE o risoto, puxa, que delícia!
Tenho certeza que vai amar!!! bjinhos
ExcluirNossa, maravilhoso! Tão diferente! Uau, que fome!rs!
ResponderExcluirBeijos!
Olá Si... é bom mesmo.. valhe a pena...
Excluirbjinhos!!!
OI Cíntia,
ResponderExcluirÓtima dica do filme, faz meu estilo, leve , descontraído.
Quanto ao risoto, deu água na boca,
Bj e ótima semana,
Lylia
Olá Lylia, o filme é ótimo...
Excluirbjinhos!!!
Oi, Cíntia,
ResponderExcluirO risoto tem de ter ficado mesmo muito saboroso, pois só o brodo já deve ser uma delícia!
Quanto ao filme, vou começar a procurá-lo hoje, rsrs.
Um beijo e bom dia!
Olá Marly!!!se vir, me conte o que achou... bjinhos!!!
ExcluirCíntia, amo risoto, com certeza experimentarei esse.
ResponderExcluirGrande beijo
www.caminhodagula.blogspot.com
Liliane, o sabor é sensacional...só provando... bjinhos!!!
ExcluirPreciso testar essa receita! Parece maravilhosa mesmo!!!
ResponderExcluirE o filme anotadíssimo, adoro essas comédias francesas...
Beijão, Cecilia
Acabei de fazer! Estã lã no blog! Realmente DIVINO! Amei!!!! Obrigada pela receita! Beijos
ResponderExcluir