"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Risoto Addio Fame" - o melhor que já fiz, ever....e "Românticos Anônimos"




          Fim de semana chegando... aqui está uma chuvinha que  promete amenizar o calor, que tal um risoto?     Essa receita  é perfeita como prato único, e como já  vai carne, não há necessidade de acompanhamentos... e foi simplesmente o melhor  risoto que já fiz ... É o sabor mais famoso da risoteria "Tutto Riso " em Porto Alegre...conhecida por servir os risotos em pomposas panelas "Le Creuset"...
         Outra dica que deixo para vocês, foi sugestão de filme da minha amiga Rosane, o título em português é  "Românticos Anônimos"(Les Emotifs Anonymes, 2010) e foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos... pensa em duas pessoas ( eu e meu marido) que gargalharam durante todo filme... isso mesmo, e é um daqueles filmes leves e  despretensiosos, que fala sobre a dificuldade de relacionamento entre as pessoas, além da própria dificuldade em  reconhecer o próprio valor. E  se passa na França,  ainda abordando  assuntos culinários ( Parte da história se passa numa Fábrica de Chocolates).
C´est irrésistible!!!J´aimais beaucoup!!!
Segue  uma pequena "amostra":




E agora vamos à receita:

Risoto Addio Fame
Filé - Nata - Alecrim - Cogumelos
Risoteria Tutto Riso

Brodo de Galinha Caseiro
peito de frango
alho poró
salsão - talos a gosto (aipo) - ingrediente milagroso dos restaurantes famosos - dica: não coloque as folhas do salsão, que as folhas costumam azedar o caldo depois de frio, se for usar em outra receita
cebola
cenoura
3 a 5 micro bolinhas - grãozinhos de pimenta-do-reino
sal
+ aji-sal (glutamato monossodico - é um realçador de sabor - pode usar aquele Sazon Galinha  sachê (verde), também é  glutamato monossodico, cristalzinho saborizado caldo de galinha

Risoto Addio Fame (filé + cogumelos + alecrim + nata - 4 porções generosas)


Ingredientes:

manteiga
azeite
filé mignon
1 alho poró
1 cebola ralada ( a minha foi picadinha)
200 g cogumelos champignon - paris
pimenta-do-reino preta moida na hora -
alecrim
conhaque (flambar - 1 concha)
"nata" - 1 colherzona de nata ou creme de leite fresco
arroz arboreo ou  carnaroli  - 1 xícara cru (rende 4 porções generosas - cru, sem lavar, do jeito que saiu da embalagem a seco)
não é para emulsionar (tecnica tradicional nos risotos: engrossar e dar brilho na manteiga) - eles não finalizam com manteiga no final
queijo parmesão filetado peça - a gosto - para acertar o sal do risoto e para finalizar cobrindo gostoso no prato
azeite extra virgem (verdinho - com acidez inferior a 0,5%)

Modo de fazer:

01 - Começe pelo brodo, deixe cozinhar bem, com antecedencia. Começa com 4 litros de água, caldeirão de inox (tipo spagueteira mesmo), cozinhe 1 a 2 horas. 

02 - Começe aqueçendo manteiga com azeite, em frigideira jumbo especial para risoto, grandona, teflonada, com lateral alta, facilita mexer e evaporação do risoto no fazendo.

03 - Refoga da Tutto Riso - A refoga da Tutto Riso é um purê de cebola, assim acerta em cheio o cliente que comer no restaurante deles. 

04 - Sabor Rôsti (nesta é receita é apenas sabor de bife na frigideira mesmo) a tal cor Caramelo - Comece com a refoga especial alho poro com cebola e filé mignon ( em cubos ou tirinhas). Refogue sem pressa, para sujar com gostoso a frigideira com saborzinho do bife.


05 - Refogue os champgnons com alecrim,  moa pimenta-do-reino preta fresquinha em cima.

06 - Flambe com 1 concha de conhaque até o fogo apagar sozinho.

07 - O Adi Fame da Tutto Riso é especial feito com 1 colherzona cheia de Nata (comum no sul do Brasil), 
 A  Priscila usou creme de leite UHT grosso  com fermento em pó para bolo (1 pitada) para não talhar no fazendo...

08 - Coloque o arroz arboreo cru, sem lavar, do jeito que tirou do pacote. Começe o cozimento, mexendo o tempo todo. colocando conchas de brodo de dez enquando até terminar o cozimento.

10 -  Cozinhou quase 30 minutos, levou o meu fazendo, a Tutto Riso nao finaliza com manteiga (emulsionando), eles servem direito. Experimente, tem sal no Brodo caseiro, se tiver faltando sal ao seu gosto, coloque um pouco de queijo parmesão filetado e mexa que ele derrete no calor. Mantenha um caldo, não é para secar é úmido. O meu estava bom, só ganhou parmesão no prato. No prato polvilhe + parmesão filetado  a gosto.
Bon Appétit!!!


16 comentários:

  1. Amo risoto principalmente de abobrinha( se você ainda não fez experimenta é uma delícia), esses dias resolvi fazer de funghi secchi , foi a maior comédia , porque eu não gosto de nenhum tipo de cogumelo . Então já viu né fui fazendo o estômago embrulhando e no fim quase não comi(detestei) , já o maridão adorou. No fim das contas eu saí com a pérola " ai amor ,de agora em diante fungos para mim só no banheiro quando tiver muita umidade", virei piada: além de pobre que prefere ovo frito à comida chique ,fiquei com fama de faxineira ruim! Mas voltando a receita que é o que interessa eu imagino que deva ter ficado delicioso , eu só colocaria o chanpignon no cantinho do prato igual criança mimada!O bom do chanpignon é que ele não domina o sabor do prato e eu acabo usando porque o meu marido simplesmente adora então eu faço a vontade dele , né .Adorei a receita quem sabe eu não uso um pouco do alho porró da minha horta. Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... dei muita risada!!!É duro comer quando a gente não gosta né?? Mas faz sem o champignon ou com eles inteiros para separar no prato que fica bom igual... horta em casa é tudo de bom né??bjinhos e bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cíntia, risoto interessantíssimo! Nunca tinha visto uam receita assim e estou admirada. A carne, alecrim, cogumelos... Todso os ingredientes todos são saborosos. A textura dele e a cor ficam muito atraentes - e o curioso é que não é emulsionado. Quero fazer! Um bom fim de semana! Beijo, Paula

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, vou correndo procurar esse filme, me deixou curiosa...rsss...adoro o cinema francês!

    E o risoto, puxa, que delícia!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, maravilhoso! Tão diferente! Uau, que fome!rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OI Cíntia,
    Ótima dica do filme, faz meu estilo, leve , descontraído.
    Quanto ao risoto, deu água na boca,
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cíntia,

    O risoto tem de ter ficado mesmo muito saboroso, pois só o brodo já deve ser uma delícia!
    Quanto ao filme, vou começar a procurá-lo hoje, rsrs.

    Um beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
  8. Cíntia, amo risoto, com certeza experimentarei esse.
    Grande beijo
    www.caminhodagula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Preciso testar essa receita! Parece maravilhosa mesmo!!!
    E o filme anotadíssimo, adoro essas comédias francesas...
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  10. Acabei de fazer! Estã lã no blog! Realmente DIVINO! Amei!!!! Obrigada pela receita! Beijos

    ResponderExcluir