"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Torta Floresta Negra e reflexões sobre prioridades...




Um clássico nunca sai de moda... Adoro a combinação de cerejas com chocolate e chantilly  fresco batido na hora...mas antes de ir direto ao assunto principal, gostaria de falar sobre algo que me fez refletir essa semana...Imagine se numa manhã a caminho do trabalho, ao entrar numa estação de metrô, você vê uma apresentação de violino de um desconhecido, mesmo com pressa e tantas tribulações do dia a dia, você pararia para assistir? E se eu dissesse que esse violinista era Joshua Bell, um dos mais talentosos músicos do mundo. Ele acabara de tocar umas das peças mais difíceis já compostas, em um violino que valia $3,5 milhões de dólares. Dois dias antes dele tocar no metrô, esgotou os ingressos em um teatro de Boston onde cada poltrona era aproximadamente $100. Esse experimento foi feito pelo Jornal Washington Post , era um experimento sobre prioridade e se seriamos capazes de reconhecer beleza e talento em um ambiente comum, numa hora inapropriada... No experimento real, poucos se habilitaram a ouvi-lo ... Daí podemos concluir : O que mais estaríamos "perdendo"? focados apenas em nossas obrigações diárias...


Torta Floresta Negra

Rendimento: Um bolo de 25 cm, eu fiz um aro de 12 cm e fiz verrines com o restante.

Massa: Fica ótima para bolos recheados, é uma massa que não fica irregular e nem seca...

2 e 1/2 de xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de cacau em pó

1,5 de colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 de colher de chá de sal

2 xícara de chá de açucar granulado

2/3 de xícara de chá de óleo (soja, canola, girassol, etc)

2 ovos

2 colheres de chá de essência de baunílha ou amêndoas

 2  xícaras de buttermilk (Coloque 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre em 1 xícara de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos para fazer uma xícara de buttermilk.)

Preparo:

Peneire a farinha, chocolate, bicarbonato e sal em uma vasilha, reserve.

Na batedeira, bata o açucar, o óleo, os ovos e a essência até estar bem homogêneo. Alternadamente coloque a mistura dos pós e o buttermilk batendo até estar bem homogêneo.Leve ao forno 180 º por aproximadamente 30 minutos (até que espetando um palito, saia limpo.) Espere esfriar e reserve, depois divida em duas ou 3 partes, conforme o gosto.


Para Recheio e cobertura:
1 vidro de cereja em calda com a calda reservada para umidecer obolo.
250 g chocolate meio amargo picado.
500 mls Chantilly caseiro *

Chantilly caseiro:
Ingredientes
500ml de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Coloque o creme de leite na vasilha e comece a bater na batedeira em velocidade baixa, quando começar a encorpar acrescente a baunilha e o açúcar, aos poucos, sem parar de bater. Continue batendo com cuidado e quando obter bicos firmes está pronto. Cuidado para não bater demais e virar manteiga, cerca de 5 minutos bastam. Utilize em seguida.


Montagem:
Coloque uma parte do bolo, em seguida molhe com a calda das cerejas. coloque uma parte do chantilly e salpique cerejas picadas. Em seguida cubra com outra camada de Bolo, licor,cerejas e chantilly por último, salpique o chocolate picado e enfeite com cerejas e folhas de hortelã.



Fiz no aro, então ficou bem recheada:


E com o restante fiz Verrines...(ótimas opções se seu bolo não ficar muito simétrico ou tiver restos de bolo de chocolate dando sopa...


Eis o "famoso "vídeo do Washington post...e você, pararia para ver??

13 comentários:

  1. Cintia, muito legal o seu post e realmente ´verdade.. Acabamos nos perdendo com o estresse do dia a dia e esquecendo coisas valiosas que nos rodeiam.
    Esses seus doces são mesmo fenomenais!
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o bolo, achei a idéia do verrine ótima.
    Beijinho
    www.caminhodagula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cíntia,

    O bolo ficou lindo e super apetitoso, bem como a verrine. Quanto às prioridades, já me peguei muitas vezes refletindo sobre isto, tema que inclusive foi muito discutido nos anos 90. Mas, muito antes disso, o filósofo Herbert Marcuse preconizava a necessidade de redução da jornada de trabalho, para que os indivíduos pudessem desfrutar dos prazeres da vida, principalmente aqueles ligados à arte, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Marcuse...precisamos ter tempo para apreciar as belezas da vida que a correria do dia a dia não nos deixa... bjinhos!

      Excluir
  4. Cintia, talvez se esse fato acontecesse esse ano eu pararia para ver! Estou repensando a minha vida e diminuindo o ritmo e já vejo reflexos na qualidade da minha vida. Impressionante! Eu adoro floresta negra pois lembra a minha infância. A sua torta está com uma carinha deliciosa! Bjks e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam, obrigada pela visita!!!Acho as prioridades mudam conforme a idade, interesses e fase em que estamos vivendo ... mas é importante não deixarmos passar a vida sem ver a beleza nas pequenas coisas, em pequenos gestos e nos momentos com pessoas queridas...no mais, todo resto é transitório... bjinhos e ótimo domingo!!!

      Excluir
  5. Nossa que doido isso fiquei ai me imaginando.... Acredito que eu nao iria parar, apesar de ser muito visual e observadora nao ia me ligar de quem se tratava .... Ia passar batido ..... A beleza esta espalhada por aí e nem notamos..... Sobre a classica torta, sinto saudades, ha anos nao como ....
    Um bj doce e boa semana
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. Nossa que doido isso fiquei ai me imaginando.... Acredito que eu nao iria parar, apesar de ser muito visual e observadora nao ia me ligar de quem se tratava .... Ia passar batido ..... A beleza esta espalhada por aí e nem notamos..... Sobre a classica torta, sinto saudades, ha anos nao como ....
    Um bj doce e boa semana
    Roberta

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cíntia,
    Eu pararia, com certeza, vivo parando quando ouço boa música, aqui no RJ é comum, moro próximo `a uma universidade e os alunos fazem música nas ruas para ajudar a custear os estudos! Concordo que desacelerar faz muito bem, mas nem sempre nos damos conta, não é?
    A torta floresta negra? Impressionante, linda, apetitosa...ah, eu não poderia morar perto de você, nem da Marly,rsrs,porém adoraria conhecer as duas!
    Parabéns pelo talento! Se você brinca assim na cozinha,rs, imagine se levasse à sério,rs...já pensou em abrir uma Confeitaria/Delikatessen?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Simone!!Eu também pararia, Há um tempo atrás ia em muitos concertos e me encanta o som do violino...mas sei que a correria as vezes nos impede de enxergar essas "belezas" e apreciar talentos assim...Ah quem sabe um dia fico rica, vou estudar gastronomia e abro um lugar de "sonho" assim...rsrs Sonhar não paga imposto( ainda, né?)mas por enquanto só vou brincando mesmo...rsrsrs bjinhos, querida!!!

    ResponderExcluir
  9. Receita clássica mas que realmente tem o seu valor...e o seu bolo ficou lindo mesmo,parabéns...
    E quanto ao episódio no metro...eu pararia com certeza,mesmo que não soubesse quem estaria tocando...aqui tem muito disso,principalmente nos centros das principais cidades...muito legal,eu adoro!!!

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com

    ResponderExcluir