"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Muffins de amêndoas e cerejas e o natal está chegando...



Ah o Natal está chegando, e aqui em casa o clima natalino já está com tudo: Arranjo da porta, presépio e a minha árvore branca com enfeites coloridos.... Ah eu adoro Natal!! Reunir as pessoas queridas, agradecer o ano que passou, e saborear os quitutes de família... E mas nem sempre fui assim... minha família nunca foi lá muito de comemorações, e eu realmente sentia falta disso... Desde que conheci meu marido o Natal para mim adquiriu um novo colorido... tem todo um ritual, musicas natalinas em alemão, abertura dos presentes com direito a papai noel e jantar especial e ceia recheada de bolachinhas típicas e bolos natalinos... esse ano vamos preparar os biscoitinhos quando minha sobrinha chegar... mas a receita de hoje não é de biscoitinhos... mas sim de muffins deliciosos da Paula(cookie shop) que foram postado do blog d coração. As fotos são do ano passado, sei que devia ter feito em forminhas menores para aparecer as cerejas, mas elas assim meio que escondidinhas ficaram até charmosas....

Bolinhos de amêndoas e cerejas

* 130g de manteiga sem sal
* 1 xícara de farinha de trigo
* 1 1/4 xícara de amêndoas peladas e moídas no processador
* 1 xícara de açúcar
* 1 pitada de sal
* 5 claras
* 4 colheres de chá de cherry brandy (já usei vodca de cranberry e ficou ótimo)
* 30 cerejas inteiras, com cabinho

- Unte e polvilhe com farinha de trigo 30 forminhas de empada, ou para mini muffins.
- Numa panela pequena, derreta a manteiga e deixe no fogo até ficar com uma tonalidade castanha-escura. Retire a espuma que ficou na superfície e reserve.
- Numa tigela grande, misture a farinha, as amêndoas, o açúcar e o sal. Junte as claras e o cherry brandy, misturando bem.
- Junte a manteiga derretida devagarinho, mas despreze as partículas escuras que ficaram no fundo da panela. Misture bem e deixe descansar por 20 minutos enquanto o forno preaquece a 180°.
- Distribua a massa nas forminhas (uma colher de sopa por bolinho) e coloque uma cereja no centro de cada uma. Asse por 12 a 15 minutos, ou até estarem dourados e um palito sair seco da massa.
- Deixe amornar por uns 10 minutos e desenforme. Podem ser guardados em pote com tampa por até um dia.


Eu polvilhei açúcar de confeiteiro por cima antes de servir...

7 comentários:

  1. Oi, Cíntia,

    É tão bom quando o Natal vai se aproximando, né?
    A sua mesa e os bolinhos ficaram lindos! Estes bolinhos são 'Financiers', em forma de muffins, e os financiers (também chamados de 'friands', em outras partes do mundo - não na França, em que friand é outra coisa, rsrs - e também de'Petit fours') são mesmo muiiito saborosos, adoro, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, concordo com a Marly, sua mesa tá linda demais, e os muffins, ou financiers já me deram vontade...e como verdadeira apaixonada que sou,te aviso que vou levando a receita pra mim, muito obrigada,

    Um abraço,
    Ótimo sábado pra voce!

    ResponderExcluir
  3. Ai que maravilha! :)
    Adorei

    Beijinhos e bom fim-de-semana! ^^

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amiga! Que lindeza! Muito caprichado, como sempre!
    Eu sempre adorei o Natal! Mas, depois que meu pai "foi morar no céu", perdeu um pouco a graça". Mas agora tenho minhas pequenas q adoram o Natal e por causa delas enfeito a casa, montei uma arvore de Natal imeeeensa!
    Sua arvore branca deve ser linda!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Você é tão caprichosa, Cíntia... Já disse isso, né?! Os muffins ficaram lindos, lindos e tenho certeza que deliciosos!! Que vontade.

    Beijos, querida. Obrigada pelos comentários no Chocorango

    ResponderExcluir
  6. Oi Cintia,
    Eu também como vc, adoro o Natal, e só depois que constitui minha família pude fazer o Natal do jeito que sempre sonhei.
    Esses bolinhos vão entrar na minha ceia.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Ah, ficaram lindos! E as cerejinhas são um charme a mais! Adooooro!rs!
    Depois conta um pouco mais desses rituais diferentes natalinos pra gente!
    Beijos!

    ResponderExcluir