"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Strawberry cakes forever...e realmente a necessidade é mãe das invenções....





Ah eu amo fim de semana.... e estamos na época dos morangos, encontrei uma bandeijinha super baratinha no mercado, mas ela ficou meio esquecida na geladeira ... Daí para aproveitar precisava fazer alguma receita, e ela já estava até separada: o bolo invertido de morangos da talentosíssima Paula do "Cookie Shop ":

Bolo Invertido de Morangos

  • 250g de morangos, lavados e cortados ao meio no sentido do comprimento- eu coloquei esses morangos de molho por 10 minutos em 2 colheres de sopa de cointreau .
  • 1/3 xícara de açúcar cristal- eu usei açúcar demerara
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato
  • pitada de sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 100g de manteiga sem sal e mais um pouco para untar a assadeira
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos, gemas e claras separadas
  • 3/4 xícara de iogurte natural

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma redonda de 22cm de diâmetro.

Polvilhe a forma untada com metade do açúcar cristal. Cubra com os morangos, parte cortada para baixo, e arrume bem juntinhos, sem deixar espaço entre eles. Pique alguns em pedacinhos para tapar os buracos. Polvilhe o restante do açúcar cristal sobre os morangos e reserve.

Numa tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte as gemas e a baunilha e bata mais um pouco. Misture a farinha intercalando com o iogurte e bata em velocidade baixa até ficar homogêneo.

Numa tigela e com batedores limpos, bata as claras em neve até ficar com picos firmes. Misture com o restante da massa delicadamente. Espalhe sobre os morangos e alise com uma espátula. Asse por aproximadamente 35 minutos, ou até passar no teste do palito. Deixe descansar por 20 minutos e desenforme num prato de servir.

Não ficou tão vermelhinho e brilhante quanto eu gostaria, mas o bolo fica super fofinho e é muito saboroso....




E ao mesmo tempo em que fazia a receita resolvi um problema com uma solução simples: sempre quando vou fazer alguma receita , a coitada acabava sempre molhando ou sujando em cima da pia ou bancada ... e eu não tinha nenhum suporte ou algo do gênero, mas eu tinha um pregador e um pedacinho de fita duplaface de pendurar quadros, daí foi fazer uma "graça" com uma fitinha com cola e um adesivo de cupcake , mas podia ser um fuxico( para mais prendadas) , enfim... o importante é que ficou perfeito para minha necessidade.. e agora consigo visualizar melhor as receitas, sem sujá-las ou molhá-las...




Como já deu para perceber pelo título, sou super fã dos Beatles... no meu casamento, saí da igreja ao som de "All you need is love" e foi a cena mais linda da minha vida... e como não podia deixar de postar, um vídeo dos meus preferidos: "Strawberry fields Forever":


Bom fim de semana!!!


Um comentário:

  1. Ola!Fiz sua receita com uns moranguinhos que estavam perdidos em casa,adorei!
    Obrigada por dividir !Bjsss
    Ana Rezende

    ResponderExcluir