"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Strudel de maçã - Receita de Família ( Passo-a- passo)

 
      Se quando você pensa em Strudel, se o que vem à mente é uma massa pesada, muitas vezes oleosa ( feita  erroneamente com massa folheada) , com recheio de maçã ralada, com mais gosto de farinha de rosca que maçã... Você realmente nunca provou um Strudel como esse... É a receita  mais famosa da minha sogra: Pensa numa massa sequinha e crocante , recheio picadinho (e não ralado) e sabor que já foi elogiado até pelos parentes que vieram da Alemanha....
 
Strudel de Maçã da  Hanni
      
Massa- 4 unidades
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de manteiga sem sal derretida
1 pitada de sal
2 ovos
6 colheres de sopa de água gelada
 
Recheio:
4-6 maçãs fuji picadas
castanha de caju ou amêndoas picadas- opcional
passas claras
canela
noz moscada
4 colheres de açúcar
1/ 2 xícara farelo de pão.
 
 
Modo de fazer:
1- Numa tigela, põe a farinha, fazendo um buraco no meio e mistura todos os outros ingredientes, agregando a farinha, até formar uma massa.
 

 


2- Em seguida divida a massa em 4 e  numa bancada enfarinhada, abra a massa com auxílio de um rolo, com muito cuidado, parece que não vai dar certo, mas dá!  Ela tem que ficar fininha assim ó:

 
3- Em seguida coloque o recheio ao meio :

 
4- Dobre o Strudel, dando o formato característico:



 
4- Pincele uma gema sobre cada um :


5- Asse em forno 200 ºC por aproximadamente 30 minutos até dourarem, Polvilhe açúcar a gosto:


6-  E quando cortamos o Strudel ,  aparecem as camadas sequinhas e crocantes,  perfeito para servir com Nata:


2 comentários:

  1. Muito bom! Fiquei com água na boca. Strudel bem feito é delicioso. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá minha menina querida demais, e desde já super obrigada por partilha conosco essa maravilha perfeita. Que strudel sensacional. É assim mesmo,bem fininho que eu adoro!!!
    Dá um beijinho carinhoso meu, na sua sogrinha,tá?
    Estou maravilhada com a receita, vou levar comigo e prometo ter muito carinho com ela(receita)rs. Assim que tiver um tempo vou fazer e te conto!
    Bju gde. Re

    ResponderExcluir