"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 8 de julho de 2012

Bolo Cuca de Canela com Nozes... e minhas Lavandas...


               Ah o friozinho veio de repente, e a fome pede comidas quentinhas, comfort foods, e por que não um bolo quentinho com café... garanto que essa é uma excelente opção, com a combinação de canela e pecãs, o cheirinho pela casa   durante o preparo é maravilhoso...

             Já estamos instalados na casa nova, ainda terminando de arrumar os últimos detalhes...Olha que lindo está meu canteiro de lavandas que está ao lado da porta de entrada:


            A marmota ciumenta, quando me viu tirar foto fez pose bem ao lado, e não resisti:


             
 Bolo-cuca de canela com nozes
Fonte : Technicolor kitchen.
- xícara medidora de 240ml

Farofinha de canela:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
1 xícara (175) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¾ xícara (168g) de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos
1 ¼ colher (chá)s de extrato de baunilha
1 xícara (110g) de pecãs, picadas grosseiramente

Bolo:
2 2/3 xícaras (373g) de farinha de trigo
1/3 xícara (40g) de farinha para bolo*
2 colheres (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
¾ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de usar
½ xícara (100g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
3 ovos grandes
2 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de buttermilk**

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 30x 20 cm.(Usei uma redonda de 25 cm de diâmetro)
Comece preparando a farofinha: em uma tigela grande misture a farinha, o sal, a canela, o açúcar mascavo e o granulado. Junte a manteiga picada e, usando as pontas dos dedos, una os ingredientes até obter uma farofa grossa, com caroços médios. Regue com a baunilha, junte as pecãs e misture. Leve à geladeira até o momento de usar.
Agora, o bolo: peneire a farinha de trigo, a farinha para bolo, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela e a noz-moscada em uma tigela média. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata manteiga em velocidade média por 4 minutos. Junte o açúcar mascavo e bata por 1 minuto; acrescente o açúcar granulado e continue batendo por mais 1 minuto. Junte os ovos, um a um, batendo por 30 segundos a cada adição. Junte a baunilha. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Em velocidade baixa acrescente os ingredientes secos em três adições alternando com o buttermilk em duas adições, começando e finalizando com os ingredientes secos. Raspe as laterais da tigela novamente.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a farofinha de maneira uniforme sobre a massa, apertando pequenas porções com as mãos para obter alguns caroços maiores.
Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e a cobertura firme (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma antes de fatiar e servir.

* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

** para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 20 porções .

12 comentários:

  1. Menina, que lindas estão as lavandas!!!!!!
    Maravilhosas, e se elas ficarem no sol vão crescer bastante...quanto mais vc tirar as flores, mais elas brotam e cresce o pé!
    Adorei a receita e vou copiar...parabéns pelo lindo post!
    E super fofa a cachorra...gosta de fotos!
    Bjs e uma ótima semana para vc e sua família!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada pela visita e pelas dicas, não sabia que tinha que tirar as flores mais velhas... bjinhos!!!

      Excluir
  2. Bolo lindo, imagino como deve ter ficado gostoso. Adorei as lavandas, dá para sentir aquele cheirinho gostoso qdo vc passa por elas? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!!!Sim, quando a gente passa perto fica o cheirinho de lavandas... adoooro...

      Excluir
  3. Cíntia, querida, bom dia!

    Este bolo deve ser tudo de bom, não tem como não ser, rsrs. As lavandas estão mesmo lindinhas, que boa idéia, plantar lavandas em vaso! E que fofa a Marmota (adorei o nome também! rsrs)
    Olha, obrigada pelas palavras de carinho com relação à minha perda recente, elas foram um um conforto para mim.

    Beijo e boa quarta!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marly... que bom que gostou do bolo e das lavandas, a marmota chama-se na verdade Mel, é o apelido carinhoso que demos a ela..rsrsrs FIco feliz que de alguma forma pude confortar seu coração, nesse momento tão delicado... bjinhos!!

    ResponderExcluir
  5. eu adorei a receita! to doidinha para testar uma cuca assim tb!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A Mel é muito parecida com a Ramona que também é mega ciumenta! Vendo as fotos fico com saudades das minhas lavandas... ai, ai... Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam... essas labradoras são fogo , né? Como eu vivo mudando acabei levando minhas plantas preferidas em vasos e canteiros...essas são o meu xodó...bjinhos!!!

      Excluir
  7. Cintia eu tb vou plantar lavandas! Meu canteirinho está pronto! Amo demais lavanda! As suas estão lindad! Dizem q é bom colicar um galhinho debaixo do travesseiro para uma noite super tranquila de sono! Bjooo

    ResponderExcluir
  8. O bolo-cuca tem que ser ótimo, mas as lavandas me figaram. Não é à toa que praticamente todos os meus posts terminam com uma flor!
    Boa semana!

    ResponderExcluir