"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cookies de aveia, Cramberries e Chocolate branco e " Não canse quem te quer bem"...


                          Quantas vezes nos perdemos em longas  reclamações ou  minuciosos detalhes numa conversa... ( que não  fazem a menor diferença no contexto da estória) ou nos empolgamos e queremos mostrar todas as fotos daquela super viagem ou evento... pois é, eu também me identifiquei nesse ótimo  texto  da Martha Medeiros, que me fez pensar que todo mundo age um pouco assim, mas é preciso  muito discernimento para não ultrapassar  o tênue limite entre o desabafo e o abuso da paciência alheia...e  se já é ruim o bastante incomodar aqueles  que nos amam, imagina  abusar da boa vontade de pessoas que estão ali para fazer o trabalho delas ( como vendedores, garçons...) Sempre que possível procuro facilitar as coisas, não perder a objetividade para não tomar o tempo ( e a preciosa paciência) dos outros...Vamos participar da campanha:" Não canse quem te quer bem..." pelo bem dos relacionamentos interpessoais... 
                          Eu tinha cramberries guardados esperando uma receita, e  já tinha visto em vários blogs, mas quando vi no blog  "Eternos Prazeres" da Renata Boechat , realmente me convenci que essa era a receita certa para aproveitá-los...  e ficaram muito gostosos e crocantes e rendeu cookie para:  marido, mãe, sogra e família toda...rsrssrs

Cookies de aveia, chocolate branco e cramberries secas

- xícara medidora de 240ml
3 ovos bem batidos com um garfo
1 xícara de cramberries secas 
1 colher (chá) de baunilha 
1 xícara (225g) de manteiga sem sal, amolecida 
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro - usei 100 gramas só
1 xícara (200g) de açúcar refinado - eu usei  275 g de  de açúcar demerara 
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo 
½ colher (chá) de sal 
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio 
2 xícaras (230g) de aveia em flocos finos 
1 xícara (170g) de gotas de chocolate branco 
1 colher (chá) de canela em pó 

Misture os ovos, as cranberries e a baunilha numa tigela pequena, cubra com filme PVC e reserve por 1 hora. 
Pré-aqueça o forno a 175ºC e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. 
Peneire a farinha, o sal, a canela e o bicarbonato em uma tigela e reserve. 
Bata a manteiga e os açúcares na batedeira até obter um creme fofo.
Adicione os ingredientes peneirados e misture bem, ainda usando a batedeira. 
Adicione a mistura de ovos+cranberries+ baunilha reservada,seguida da aveia. 

– a massa vai ficar bem firme. Junte as gotinhas de chocolate. 
Coloque porções de 1 colher de sopa-( usei de chá  cheia) nivelada de massa nas assadeiras, deixando 5cm entre uma e outra, ou faça bolinhas com a mesma quantidade de massa e achate-as levemente na assadeira antes de assar . 
Asse por 10-12 minutos ou até que dourem levemente. 



8 comentários:

  1. Cookies são ótimos! Com aveia ficam mais especiais ainda , olhei e pensei de fazer com damasco e lembrei já comi todo o damasco de novo!Eu e minha boquinha nervosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane, acho q devem ficar muito bons com damasco!!!bjinhos!!!

      Excluir
  2. Bom dia minha amiga!

    Gostosos esses biscoitinhos né?

    Fico feliz que tenham sido sucesso por aí!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cíntia,

    Estes biscoitinhos entraram na minha 'to do list' também, rsrs. E saber que a receita rende bem me animou mais ainda. A idéia da camapanha é ótima, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rende bem mesmo, Marly!! ainda fiz com uma colher de chá, e crescem... bjinhos!!

      Excluir
  4. Cintia, imagino a delícia! Além da foto que ficou linda, adorei!
    Bom final de semana!
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir