"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 26 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Biscoitinhos Bem-Casados...

    No primeiro encontro gourmet, havia uma mesa com delícias de vários blogueiros, e dentre  elas, os biscoitinhos bem -casados da "Cozinha da Mônica " me conquistaram... derretiam na boca... um mimo para presentear e encantar...
    Segui a receita original, apenas acrescentei à massa, raspinhas de um limão, e para envolvê-los após o recheio, fiz uma mistura meio a meio com leite em pó e açúcar de confeiteiro.

 
Biscoitinhos Bem-Casados 
Cozinha da Mônica

Ingredientes: 
  • 1 xícara de fécula de batata peneirada
  • 1 xícara de maisena
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • 200 grs. de margarina
  • ¼ xícara de açúcar
  • 2 colheres de leite condensado
  • raspas de 1 limão ( eu usei- opcional)
  • açúcar para polvilhar-(usei meio a meio com leite em pó integral)
  • doce de leite para rechear -Usei o argentino "Havanna"
 Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes da massa. A massa fica maravilhosa, não gruda nas mãos, nem na forma, nem é necessário untar.  Abri entre 2 plásticos de freezer e cortei com cortador redondinho pequeno. Não precisa dar muita distância pois eles não crescem.
Coloquei na assadeira sem untar , e foi levado ao forno 180 º C preaquecido por 20-25 minutos- é preciso ficar de olho para  retirá-los ainda branquinhos, pois queimam facilmente. Deixei esfriar sobre uma grade. Em seguida juntei duas metades , recheando com o doce de  leite, polvilhei com a mistura de leite em pó e açúcar de confeiteiro.



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uma deliciosa visita aos anos 50... Anne Rocket´s ( Londrina-PR)


          É muito bom quando somos surpreendidos positivamente, e desde que vi esse post nos "Destemperados", coloquei na cabeça que teria que conhecer esse lugar!! Um Diner ambientado nos anos 50, em Londrina, com uma decoração linda, e a proposta de um hamburguer artesanal ao estilo "Americano"...  Essa é a página deles no facebook.
         Como eu e o marido somos fãs desse estilo, na primeira oportunidade fomos conhecer . 
         A  ambientação era perfeita, com detalhes e  música ambiente daquela época... olha só que bacana:





       O cardápio era suscinto, mas achei bem elaborado, eles servem porções também , mas acho que os lanches são os maiores atrativos, o "Combo " era de um sanduíche ( hamburguer e pão de produção própria, ainda podemos escolher com 1 ou 2 hamburgueres de 150 g cada), um acompanhamento e um molho. Pedimos  coca-colas de garrafinha e eu pedi um "Arizona":  mais ou menos era um hamburguer com queijo cheddar e cebolas grelhadas ao shoyu com alface picada) pedi batatas e molho Barbecue,  e estava muito bom, porção bem servida, sem economia de ingredientes, tudo fresco e bem saboroso:


Meu marido pediu um "Mississipi": Era um hamburguer com queijo, picles, cebolas com molho de mostarda e alface picada, ele pediu com onion rings ( mto bons!!) e molho picante:


           Eu só na coca-cola  de garrafinha ( a melhor):

        
         Ainda pedi um chessecake com calda de frutas vermelhas e maracujá:

       
          O Cheesecake estava ok... mas acho que o sorvete e a calda artificial que vieram juntos eram totalmente dispensáveis, pois a calda artificial deixou muito doce a sobremesa  e se sobrepôs ao sabor da calda natural.  Ainda gostaria de voltar um dia para provar outros ítens do cardápio, como  as costelinhas ao molho Barbecue e os Milkshakes.... :-) #Gordice mode on .
  

OBS:   Esse post  não é um publieditorial, não recebi nada para fazê-lo , sendo apenas o relato da minha experiência.

sábado, 4 de maio de 2013

Mousse de Alho





Essa é uma receita bacana que vi na tv e quis fazer em casa, fica muito boa como antepasto, para servir com pães e torradas, e também como acompanhamento de carnes assadas e churrascos.


Mousse de Alho
(Receita do quadro Chef do Bairro, do programa Hoje em dia)
 Ingredientes:
  • 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 6 dentes de alho grandes ou 8 médios ou 10 pequenos- Eu não gosto de sabor muito forte acho que com 3-4 dentes médios o sabor já fica bom, sem exageros.
  • 2 envelopes para tempero branco (arroz)
  • 500g de maionese
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite
  • 2 xícaras de queijo parmesão ralado
  • Azeite para untar
  • Pimenta do reino a gosto

 Modo de fazer:

1-Misture a gelatina incolor com a água e leve ao forno microondas por 15 segundo.
2-Retire o “coração” do alho (porção central) e reserve.
3-Bata no liquidificador, os dentes de alho com a gelatina dissolvida. Adicione o tempero, a maionese e o creme de leite e bata novamente até virar um creme homogênio. Por fim, acrescente o queijo parmesão e bata.
4-Unte uma forma de vidro com azeite e polvilhe um pouco da pimenta. Despeje o mousse e leve para a geladeira de um dia para o outro ou por, no mínimo, 6 horas. Desenforme e decorar com pimenta do reino (branca, preta e vermelha) moída na hora e regar com bastante azeite.

I